Línguas Indígenas

Atualmente, mais de 180 línguas e dialetos são falados pelos povos indígenas no Brasil. Elas integram o acervo de quase seis mil línguas faladas no mundo contemporâneo.

Antes da chegada dos portugueses, contudo, só no Brasil esse número devia ser próximo de mil. As reservas indígenas são os principais locais de preservação da cultura e das línguas nativas brasileiras.

No processo de colonização, a língua Tupinambá por ser a mais falada ao longo da costa atlântica, foi incorporada por grande parte dos colonos e missionários, sendo ensinada ao índios nas missões e reconhecida como Língua Geral.

Do tupinambá, o português incorpora principalmente palavras referentes à flora (como abacaxi, buriti, carnaúba, mandacaru, mandioca, capim, sapé, taquara, peroba, imbuia, jacarandá, ipê, cipó, pitanga, maracujá, jabuticaba e caju), à fauna (como capivara, quati, tatu, sagüi, caninana, jacaré, sucuri, piranha, araponga, urubu, curió, sabiá), a nomes geográficos (como Aracaju, Guanabara, Tijuca, Niterói, Pindamonhangaba, Itapeva, Itaúna e Ipiranga) e a nomes próprios (como Jurandir, Ubirajara e Maíra).

Com a expulsão dos jesuítas do país, em 1759, a língua portuguesa se fixa definitivamente como o idioma oficial do Brasil. Embora a maioria dos brasileiros tenha a impressão de viver num país monolíngüe, o Brasil é na verdade multilíngue: nele são aprendidas como línguas maternas cerca de 200 línguas.

Há muitos povos e indivíduos indígenas que falam e/ou entendem mais de uma língua; e, não raro, dentro de uma mesma aldeia fala-se várias línguas.
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Comentários com o Blogger
    Comentários com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial